Resgate cultural, identidade indígena
AUTORA
Professora Antonia Márcia da Silva Almeida, turma multisseriada
Turma: 4º ano (porém por se tratar de uma turma multisseriada, os trabalhos foram desenvolvidos também com as turmas de 1º, 2º e 3º ano)
No mês de abril, os educandos da Escola Multisseriada Dom João III puderam conhecer e aproximar-se da história e a cultura indígena, promovendo um resgate das suas próprias origens, procuramos, enquanto Escola, sensibilizar, não somente os educandos, mas também a comunidade escolar, da influência e da importância que a cultura e indígena teve ao longo dos tempos em diversos setores de nossa sociedade. Neste projeto buscamos as contribuições dadas por esses povos a nossa língua, culinária, costumes e brincadeiras que formaram assim a identidade do nosso país.
Primeiramente levei palavras de uso comum, do dia a dia para os educandos, que buscaram seu significado e origem de acordo com o povo indígena, as crianças ficaram curiosas e acabaram por si mesmo buscando mais informações.
Em seguida foram apresentadas brincadeiras de origem indígena, muitas das brincadeiras que fizeram parte da infância dos pais, avos dos educandos; a brincadeira que mais chamou atenção dos alunos foi a peteca, foi proposto que os pais ou avós ajudassem em casa na confecção de uma peteca e contassem, como eram as brincadeiras no tempo em que eram crianças. Na escola os alunos trouxeram as petecas e explicaram para os demais como os pais ou avós brincavam, como era, quem ensinou, etc. Essa parte do projeto resultou em uma exposição dos trabalhos.
Para finalizar, foi apresentado aos alunos alguns pratos de origem indígena, o principal deles feito com o mais brasileiro dos alimentos, a mandioca. Realizou- se a pesquisa sobre o alimento, descobriram curiosidades, e por fim as crianças buscaram junto aos pais e avós como era feito o polvilho de mandioca trouxeram para a escola as receitas do bolinho de polvilho, foi realizado todo o processo desde colher a mandioca, ralar, passar na peneira, secar até chegar à extração do polvilho para realizar a receita do bolinho.
Houve muito entrosamento da turma e da comunidade escolar. Os educandos despertaram muita curiosidade com o tema, pesquisaram e trouxeram para a sala de aula os resultados. A realização desse projeto proporcionou aos educandos um contato com a sua ancestralidade, desenvolvendo laços com suas raízes.
Professora Antonia Márcia da Silva Almeida, turma multisseriada
Turma: 4º ano (porém por se tratar de uma turma multisseriada, os trabalhos foram desenvolvidos também com as turmas de 1º, 2º e 3º ano)
No mês de abril, os educandos da Escola Multisseriada Dom João III puderam conhecer e aproximar-se da história e a cultura indígena, promovendo um resgate das suas próprias origens, procuramos, enquanto Escola, sensibilizar, não somente os educandos, mas também a comunidade escolar, da influência e da importância que a cultura e indígena teve ao longo dos tempos em diversos setores de nossa sociedade. Neste projeto buscamos as contribuições dadas por esses povos a nossa língua, culinária, costumes e brincadeiras que formaram assim a identidade do nosso país.
Primeiramente levei palavras de uso comum, do dia a dia para os educandos, que buscaram seu significado e origem de acordo com o povo indígena, as crianças ficaram curiosas e acabaram por si mesmo buscando mais informações.
Em seguida foram apresentadas brincadeiras de origem indígena, muitas das brincadeiras que fizeram parte da infância dos pais, avos dos educandos; a brincadeira que mais chamou atenção dos alunos foi a peteca, foi proposto que os pais ou avós ajudassem em casa na confecção de uma peteca e contassem, como eram as brincadeiras no tempo em que eram crianças. Na escola os alunos trouxeram as petecas e explicaram para os demais como os pais ou avós brincavam, como era, quem ensinou, etc. Essa parte do projeto resultou em uma exposição dos trabalhos.
Para finalizar, foi apresentado aos alunos alguns pratos de origem indígena, o principal deles feito com o mais brasileiro dos alimentos, a mandioca. Realizou- se a pesquisa sobre o alimento, descobriram curiosidades, e por fim as crianças buscaram junto aos pais e avós como era feito o polvilho de mandioca trouxeram para a escola as receitas do bolinho de polvilho, foi realizado todo o processo desde colher a mandioca, ralar, passar na peneira, secar até chegar à extração do polvilho para realizar a receita do bolinho.
Houve muito entrosamento da turma e da comunidade escolar. Os educandos despertaram muita curiosidade com o tema, pesquisaram e trouxeram para a sala de aula os resultados. A realização desse projeto proporcionou aos educandos um contato com a sua ancestralidade, desenvolvendo laços com suas raízes.
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