Dia da árvore

AUTORA
Professora Antonia Márcia da Silva Almeida, turma multisseriada

No dia 21 de setembro, dia da árvore, os educandos da Escola Multisseriada Dom João III, promoveram o plantio de mudas de árvores nativas ao entorno da nascente de água que abastece a Escola. Nesse processo buscaram conscientizar a comunidade escolar, da importância da preservação das nascentes, essa ação faz parte do projeto “Ancestralidade, somos sementes” desenvolvido a mais de 15 anos na comunidade escolar.

A preservação do Meio Ambiente é cada vez mais importante em nosso planeta. E foi pensando em contribuir com essa causa que alunos e professora da Escola Rural Municipal Dom João III, localizada no bairro Passo do Barro, na zona rural de Piraí do Sul, tiveram a ideia de revitalizar espaços da escola, que não estavam sendo utilizados com o plantio de árvores frutíferas e também e do poço que abastece a escola. A ação aconteceu durante a Semana do dia da árvore e inicio da primavera, de 18 a 22 de setembro.

O projeto envolveu toda a escola, com alunos de todas as séries, pois a escola trata- se de uma escola multisseriada. Também fizemos uma parceria com a comunidade escolar e com prefeitura municipal, que nos cederam as mudas.

As mudas nativas foram disponibilizadas pela Prefeitura Municipal de Piraí do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação, foram cerca de trinta mudas plantadas pelos alunos ao redor da nascente e ainda mais algumas que foram disponibilizadas para que os educandos levassem para suas casas e realizassem o plantio junto as suas famílias.

“Me senti muito importante plantando, a sensação era de estar fazendo algo bom para o futuro. Cuidando da natureza, da água que abastece nossa escola. Eu e meus amigos da escola nos sentimos como salvadores daquele lugar”, disse o aluno Matheus de Almeida Roberto de 9 anos

“Eu me senti muito feliz como se fosse um super herói que salva o mundo, porque a professora contou a importância de cuidar das árvores para o mundo, agora quero plantar mais e mais árvores”, disse André da Silva Cardoso de Souza de 8 anos.

Além de plantar ao redor da nascente, que já foi restaurada pelos educandos e comunidade escolar, também foram plantadas algumas mudas ao redor da Escola, para garantir no futuro, sombra para as brincadeiras do recreio.

Houve muito entrosamento da turma e da comunidade escolar. Os educandos despertaram muita curiosidade com o tema, pesquisaram e trouxeram para a sala de aula os resultados dessa pesquisa, sobre a importância de se preservar as nascentes e sobre as arvores nativas, que foi o que mais lhes causou curiosidade, trouxeram nomes científicos de árvores nativas, em que lugar podem ser encontradas entre outras curiosidades, após realizaram a apresentação das pesquisas. A realização desse projeto proporcionou aos educandos um contato com suas raízes.






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resgate cultural, identidade indígena